Saiba tudo sobre Storytelling Marketing, uma nova tendência do marketing digital no mundo que é ensinada por Leandro Aguiari em seu curso de Storytelling Marketing. Aprenda a ser um Storyteller.
O que é Storytelling Marketing?
Como Stotytelling poderia ajudar meu negócio?
Storytelling Marketing é um bom investimento?
O que um contador de histórias pode fazer pela minha empresa?
Qual é o primeiro passo para começar a usar o marketing de narrativa no meu negócio na Internet?
O PODER DE Storytelling Marketing
‘Fatos e números são esquecidos. As histórias são recontadas. ‘ -Jeffrey Gitomer
A Masterclass Of Storytelling Marketing em uma página
Todo mundo adora uma boa história…. Você não concorda? Para os deficientes de geração, era uma vez, não muito tempo atrás, um cara chamado Max Bygraves cujo slogan era ‘Eu quero te contar uma história …’ E de fato ele contaria e sempre era uma história engraçada porque ele sabia como para entregá-lo. Era para cada pessoa na platéia e era pessoal.
A melhor peça de magia de Storytelling Marketing
Cada história ressoou com algo que ocorreu na experiência do ouvinte e o narrador a tornou ainda mais confidencial e íntima na maneira como ele se inclinou em direção ao público e usou diferentes tonalidades de voz e expressão facial, pequenos movimentos para acalmar o público e fazer eles se concentraram mais – e estavam com ele em cada sílaba, cada gesto, cada pausa. A melhor mágica já vista é alguém contando uma história – alguém que sabe como contar uma história e por que e quando deve ser contada.
O próximo passo
Então, você é um dos contadores de histórias da vida? Você pode levar uma piada a um final estridente? Ou você já tentou divertir e encantar nas festas ou no bar, mas sem sucesso? Você já esteve na jornada do autoconhecimento e talvez tenha obtido seu certificado de praticante de PNL, ainda sem ter certeza de onde isso o levou? Talvez você esteja inseguro quanto à progressão a partir daí, o que fazer a seguir, não está totalmente pronto para o certificado de mestrado e gostaria de fazer um pequeno desvio que explore o seu mapa com um pouco mais de profundidade?
Ponha de lado as coisas infantis
Pode muito bem ser que “você tenha deixado de lado as coisas infantis”. Mas considere, Storytelling Marketing é uma coisa infantil? Nosso subconsciente é, como uma criança de seis anos, não devemos reaprender como envolvê-lo em nós mesmos e nos outros. Storytelling Marketing é uma coisa multifacetada e extremamente gratificante de se conhecer.
Se não fosse por ter participado de um curso de Storytelling Marketing ministrado pela PNL Escócia, eu nunca teria sido capaz de apreciar o gênio criativo do Sr. Bygraves, ou mesmo de mim mesmo.
Minha experiência pessoal
Quatro dias aprendendo a arte de Storytelling Marketing e metáforas e não há limites para onde minha mente pode me levar. Isso me permitiu alcançar meus clientes de uma forma que é ao mesmo tempo desarmante, natural, discreta, cheia de humor, mas ainda tão profunda e permitindo que o estabelecimento de relacionamento e confiança se desenvolva muito mais cedo em todas as idades.
Recomendações
Não posso recomendar este curso o suficiente para ninguém, especialmente aqueles que trabalham com crianças, que desejam estender seus próprios limites e “obter” o que está acontecendo com eles. Então, eu sugiro que você desça e pegue Grimm, o próximo curso virá em breve.
Depois de ouvir Daniel Pink falar sobre seu novo livro A Whole New Mind: Moving from the Information Age to the Conceptual Age pela quarta vez, eu finalmente li de capa a capa (menos de um dia). Eu finalmente entendi o que ele está falando quando diz que os empregos de alto nível estão aqui para ficar. Ou seja, empregos que constroem relacionamentos entre negócios e clientes, sejam eles B2B ou B2C. Para tanto, ele defende que incorporemos mais narrativas em nossos relacionamentos, que marcemos um ponto com uma história, não apenas com fatos que todos sabem que precisam, mas que ainda assim acham chatos. A razão é que as histórias são mais fáceis de lembrar. Ele segue listando algumas de nossas características contemporâneas que distinguem histórias de fatos:
Fatos iluminam ………. Histórias divertem
Fatos revelam ………….. Divertimento de histórias
Os fatos são reais … As histórias são para capa
Com o fácil acesso aos fatos, no entanto, os fatos se tornaram onipresentes, disponíveis na velocidade da luz por causa da internet e de mecanismos de busca como o Google. Assim, cada fato se torna menos valioso. O que se torna mais valioso é a capacidade de colocar esses fatos no contexto e apresentá-los com impacto emocional. Existem histórias onde o alto conceito e o alto toque se cruzam. Essa necessidade está gerando o movimento nascente chamado de narrativa organizacional no Banco Mundial, NASA e até na Xerox. Ele está até mesmo sendo usado em propaganda de marca na TV.
E, como diz Mark Turner em seu livro The Literary Mind, “A maior parte de nossa experiência, nosso conhecimento e nosso pensamento são organizados como histórias”.
Por que estou te contando? Aqui está a resposta de Daniel Pink: “A história está tendo outro impacto importante nos negócios. Assim como o design, está se tornando uma forma fundamental para indivíduos e empreendedores distinguirem seus produtos e serviços em um mercado lotado.”
Então, eu queria compartilhar com vocês uma história que ouvi na semana passada. Gosto dessa história por três motivos: 1. é uma história do sucesso do Wal-Mart. 2. cada um de nós pode aplicá-lo como uma mini-autoavaliação. 3. é inspirador. Eu espero que você goste também.
No Wal-Mart, no início, todos começavam como empacotadores, ensacando as compras do cliente. Os funcionários foram monitorados em uma série de critérios. Eles foram avaliados por sua atitude em relação ao trabalho, atitude em relação aos clientes, quando chegavam para trabalhar, quando saíam, seu entusiasmo pelo trabalho, contribuição para a empresa e a missão da empresa, etc. Sam Walton criou um sistema para classificando todos os ensacadores. Você era um empacotador de 1, um empacotador de 2 ou um empacotador de 3.
A forma como as lojas do Wal-Mart são projetadas; ser um empacotador é um trabalho de nível básico. O trabalho de um empacotador é empacotar as compras dos clientes em duas caixas. Um empacotador deve ser capaz de acompanhar duas linhas. No entanto, existem alguns baggers que só conseguem acompanhar uma linha de registro, alguns que lidam com duas linhas e alguns que podem lidar com três ou mais linhas.
Um Baggers chega no trabalho no horário, faz o trabalho com o melhor de sua capacidade e sai no horário, não importa o que aconteça. Eles só podem lidar com uma linha de registro. Eles não veem o que precisa ser feito além de suas tarefas atribuídas e não se preocupam com mais nada.
Dois Baggers são muito semelhantes. Eles chegam na hora, saem na hora e fazem o trabalho de empacotar duas filas de registro com muita competência. Durante o trabalho, eles fazem o que precisa ser feito com muito cuidado. Com o tempo, eles podem ascender a funções de supervisão e gerenciamento intermediário.
Agora, Três Baggers são um animal totalmente diferente – difíceis de domar, mais difíceis de conter.
Três Baggers chegam cedo, saem tarde, procuram trabalho extra que precisa ser feito, colocam o trabalho em primeiro lugar, mesmo na hora de parar. Eles se certificam de que todas as filas tenham baggers e ficarão até tarde até que a substituição apareça. Eles contribuem, em uma situação difícil ou em uma crise, sem serem solicitados. Eles amam seu trabalho e a empresa. Eles são seus líderes de torcida, seus entusiastas. Essas estrelas estão indo para algum lugar. Não os retenha. Se possível, use essas qualidades de estrela para promover seus negócios.
Depois de ler essas três descrições de funções: você é One-bagger, Two-bagger ou Three-bagger? E trabalhando para você, você tem One-baggers, Two-baggers ou Three-baggers? E quem você quer nessas posições?
Agora, não é mais fácil lembrar as distinções entre esses conjuntos de habilidades / conjuntos de caracteres de uma história do que as antiquadas descrições de funções? Tente usar histórias e metáforas para mostrar seu ponto de vista esta semana.
Do básico ao domínio
Para todos nós, a inteligência emocional abrange cinco áreas básicas de domínio. Eles são:
- Conhecer seus sentimentos e usá-los para tomar decisões de vida com as quais você pode conviver.
- Ser capaz de administrar sua vida emocional sem ser sequestrado por ela – sem ser paralisado pela depressão ou preocupação, ou levado pela raiva.
- Persistir diante de contratempos e canalizar seus impulsos para perseguir seus objetivos.
- Empatia – ler as emoções das outras pessoas sem que elas tenham de lhe dizer o que estão sentindo.
- Lidar com sentimentos em relacionamentos com habilidade e harmonia – ser capaz de articular o pulso não falado de um grupo, por exemplo.
O escopo dessas habilidades significa que há espaço para todos nós aprendermos, crescermos e melhorarmos. Há muito o que aprender aqui. Aprender sobre inteligência emocional, aprender sobre as ferramentas para eficiência energética; isso é apenas o começo. É como ler todos os livros sobre navegação e navegação em pequenos barcos. Você então domina a teoria, mas não tem prática prática. É apenas com a prática que ganhamos o domínio de qualquer coisa. Isso também se aplica aos nossos sentimentos e emoções!
O escopo dessas habilidades significa que, de fato, há espaço para todos nós aprendermos, crescermos e melhorarmos. Há muito o que aprender aqui. Aprender sobre inteligência emocional, aprender sobre as ferramentas para eficiência energética; isso é apenas o começo. É como ler todos os livros sobre navegação e navegação em pequenos barcos. Você então domina a teoria, mas não tem prática prática. É apenas com a prática que ganhamos o domínio de qualquer coisa. Isso também se aplica aos nossos sentimentos e emoções!
Como você aborda tantas áreas amplas?
- As ferramentas de avaliação são uma ótima maneira de aprender a identificar suas emoções
- As ferramentas de eficiência energética são inestimáveis para ajudá-lo a explorar a sabedoria interior e os recursos para gerenciar suas emoções e entender quais são as melhores escolhas ao tomar decisões na vida.
- A persistência pode ser aprendida. Na verdade, oferecer desafios e dificuldades às crianças, para dar-lhes a oportunidade de desenvolver persistência e persistência, é intrínseco em muitas culturas. O estabelecimento de metas e a Lista das 6 coisas mais importantes são apenas duas ferramentas que você pode aplicar imediatamente.
- Desenvolver empatia é poderoso em situações críticas de negócios, como uma visita de vendas, um fechamento, seu estilo de gestão, etc. Usar suas ferramentas de eficiência energética permitirá que você preste atenção aos seus instintos nesta área em vez de questionar a si mesmo.
- Depois que você aprende a administrar seus sentimentos, torna-se um hábito fácil de aplicar em qualquer relacionamento comercial ou pessoal.
O domínio de todos os fundamentos não ocorre da noite para o dia. Mas com a prática, isso vem muito rápido – como aprender a andar de bicicleta. Depois de experimentar como ela “deve funcionar”, como a eficiência energética “deve ser sentida”, fica cada vez mais fácil restabelecê-la em uma variedade de circunstâncias. É aí que o domínio é alcançado. É aí que você e todos em sua empresa se beneficiam de seu domínio.
Se você é orientado matematicamente, TALVEZ você se lembre dos quadros e gráficos que alguém lhe mostra em uma apresentação. E às vezes tabelas e gráficos são realmente necessários para chegar aos detalhes, mas o verdadeiro poder de persuasão na apresentação é a história.
Não faz muito tempo, eu costumava acreditar que não era muito bom em Storytelling Marketing. Não era timidez da minha parte ou problemas de estima, mas eu realmente não entendia que minhas histórias eram histórias reais, que minhas histórias eram reais, a força vital da persuasão.
Todos nós temos histórias. Pode não ser a história mais óbvia, mas algo tangencial à sua vida. . . talvez a luta do seu avô, ou um triunfo sobre a adversidade ou algo muito simples. Se você é um consultor financeiro, talvez sua história seja sobre como sua família enfrentou dificuldades financeiras quando você era jovem. Ou para corretores de imóveis, talvez seja sobre como você mudou vidas quando encontrou a casa perfeita para um cliente.
O primeiro objetivo na narrativa é fazer o ouvinte concordar com você. Quando isso acontece, a persuasão segue inevitavelmente.
O aspecto mais importante da sua história é ‘o ponto’. Qual é o ponto? Todos nós já ouvimos intermináveis discursos sobre os problemas ou conflitos de alguém que não tiveram solução, nenhuma razão última, exceto para tagarelar. Esses NÃO são os tipos de histórias que queremos contar aos nossos clientes em potencial ou clientes.
Nossas histórias devem ter uma semelhança com a situação que estamos apresentando, bem como com os aspectos importantes de ‘A Jornada do Herói’. (Se você não está familiarizado com ‘The Hero’s Journey’ de Joseph Campbell, familiarize-se com ele. É o trabalho mais importante sobre arquétipos e histórias, começando com fontes desde o início dos tempos, e teve um impacto profundo em meus ensinamentos e aprendizados, bem como os ensinamentos e aprendizados de milhões de outras pessoas.)
As histórias não precisam começar do início. Geralmente há muitas palavras imprecisas e desperdiçadas no início. Um professor de redação que conheci tinha a regra geral de que o primeiro ou os dois primeiros parágrafos de uma história eram inteiramente dispensáveis. Ao começar no meio ou no meio da frase, o público é compelido a ouvir. Eles querem saber o que perderam.
Você também pode começar com ‘o ponto’ da história e trabalhar de trás para frente. A questão é o que você quer ensinar, por isso é importante deixar isso totalmente claro.
Um dos alunos do meu clube de treinamento faz a engenharia reversa de suas histórias. A primeira coisa que ele determina é o resultado. Em seguida, ele retrocede na jornada do herói até o ponto de início.
Em última análise, para escrevê-lo, você deve começar pelo começo. Escreva, escreva, escreva. Depois de escrito, leia em voz alta. Então, conforme você lê, você verá onde ele precisa ser editado.
Todos os dias, conforme construímos nossos negócios, todos sabemos que a chave para uma apresentação bem-sucedida é um produto sendo vendido para o consumidor final e / ou patrocinando uma nova pessoa. Em uma próxima edição, vou escrever sobre a diferença entre fazer uma venda e ter a fidelidade do cliente no processo de vendas. No processo de venda, você está lutando contra muitos tipos diferentes de animais. Para a maioria de nós que trabalhamos em vendas diretas, você tem 45 minutos para apresentar um produto / conceito de negócio e fazer uma pessoa acreditar em você, no seu produto e, mais importante, fazer com que ela tome a decisão de que deseja o que você está oferecendo.
Quando você está apresentando o negócio, é muito fácil se tornar bastante factual e perder completamente o interesse do cliente em potencial. Quando você conta uma história sobre o sucesso de alguém que está usando o produto ou faz uma pessoa dar um testemunho ao vivo sobre o quanto ela ama ser distribuidor, você manterá o interesse de novas pessoas que estão ouvindo pela primeira vez.
Para a maioria de nós, a primeira vez em nossas vidas que nos foi apresentado com o conceito de uma audiência ao vivo foi no jardim de infância, quando tocamos “mostre e conte”. Todos estavam sempre interessados no que você dizia, porque você estava simplesmente contando uma história. Todos nós já ouvimos falar do famoso K.I.S.S. regra: Keep It Simple Stupid. Ao apresentar seu negócio ou produto, o principal é contar uma história e mantê-la simples. Todos podem se identificar com a avó, que pode falar sobre seu neto como a criança mais linda e preciosa do mundo. Ela fará com que você se sinta como se o neto dela fosse um presente para se possuir. Você precisa pegar essa mesma simplicidade e utilizá-la durante a sua apresentação e criar o mesmo resultado – propriedade do seu produto.
À medida que você conta histórias, as pessoas vão se lembrar dessas histórias em vez de todos os fatos do mundo. “FATOS CONTAM, MAS AS HISTÓRIAS VENDEM.” Eles devem querer se envolver em seu negócio ou comprar seu produto por causa de todas as histórias de sucesso que você contou. As pessoas adoram fazer parte de uma equipe vencedora. A narrativa mantém as pessoas ligadas a você e à sua apresentação. Sempre digo que, na dúvida durante uma apresentação, conte uma história para chamar a atenção das pessoas de volta para você. Quando apresento, SEMPRE conto muitas histórias porque quando fui apresentada à venda direta, o que me chamou a atenção foi a história de uma jovem que tinha um estilo de vida que eu queria. A história pessoal de seu estilo de vida foi o que me fez decidir me envolver no negócio. Nesse negócio, desenvolvi uma enorme organização e tudo o que fiz foi contar a minha história e contar a história da empresa indefinidamente!
Quase todo contador de histórias experimentou a frustração de contar a esses membros da audiência: o observador do relógio, o rabiscador, o torcedor de cabelo, o squimer, o falador, o ator entediado, o intrometido, etc. Mas esses personagens são lembretes de que às vezes todos nós esquecemos os ingredientes mais importantes em nosso programa de narrativa – contato pessoal e interação significativa.
Chamar a atenção do público é fundamental para aumentar a retenção dos ouvintes e diminuir sua frustração. Muitas vezes vi contadores de histórias completarem um programa sem nunca fazer do público uma parte de suas vidas. Eles não ofereceram nenhum calor, nenhuma interação um-a-um e nenhum relacionamento de contato total. Tudo o que fizeram foi Storytelling Marketing! Tem mais do que isso. Você é o artista! Para evitar esse erro, você pode usar essas quatro idéias para manter até o público mais obstinado em alerta enquanto você conta.
Diga os nomes deles
Em pequenos grupos, os contadores de histórias têm o poder de usar a palavra mais bonita já ouvida por um membro do público – seu nome. Antes de iniciar o programa, se possível, circule pela sala, apresentando-se às pessoas. Não tenha medo de escrever um nome e repeti-lo depois que cada pessoa falar. Agora, quando você trabalha na sala, pode adicionar nomes de pessoas ao seu programa de narração de histórias! Você não apenas conseguirá associar um rosto e um nome, mas os membros do público provavelmente se soltarão porque não são mais estranhos. Uma grande vantagem é que eles vão se perguntar se você usará o nome deles a seguir! Se você não sabe como adicionar o nome de alguém ao seu programa de narrativa, convém trabalhar nisso! Não é díficil! Para grandes grupos, possivelmente, usar um ou dois nomes de alguém bem conhecido localmente sempre funciona. Nota: Não tire sarro das pessoas! Se você zomba de alguém, deixe ser você.
Pedir informações
Descubra o máximo que puder sobre o grupo para o qual está contando, se possível. Se for uma escola, talvez um pouco de história, se for em uma determinada cidade fica ainda mais fácil, pegue as informações! Nunca entre em um programa sem ter noção de para quem está falando. Até a idade deles faz diferença.
Faça com que o público participe
Ao se aprofundar em seu programa, não deixe passar muito tempo antes de envolver o público. Você pode até começar imediatamente cantando uma música ou usando um abridor “repita depois de mim”. Isso faz a bola rolar. O público fará o que você quiser, se você estiver disposto a liderá-lo! Lembre-se: é o seu programa de narrativa, deixe que eles façam parte dele nos seus termos. Quando você faz isso, todas as coisas estranhas e ruídos que podem acontecer em um programa estão sob seu controle.
O objetivo do seu programa
Por que você está contando? Existe um tema? Férias, aniversário, histórias de fantasmas, contos populares, festival Cajun? O evento em que você está contando é importante! Eu vi um contador em um programa de Halloween contar uma história de beisebol que não era nem mesmo assustadora! Acontece que era a história favorita deles! Você pode imaginar como o público respondeu. Fique com o tema! Não é tão difícil. Se você não tem nenhuma história para contar sobre determinados temas, aprenda algumas! Quando você descobrir que o propósito do programa é a base para suas histórias, você terá sucesso!
Descobrir os segredos para Storytelling Marketing de contato total não é difícil. Você deve agir como um profissional se quiser se levantar na frente das pessoas e dizer: “Eu sou um contador de histórias”. Existem muitos contadores no mundo que apenas contam histórias, eles não envolvem a multidão. Isso é triste. Eu acredito que é por isso que alguns públicos não querem ouvir “um Narrador”, eles tiveram uma experiência ruim antes.
Saia e faça a próxima audiência que você contar na frente de “sua” audiência especial. Se envolver.
Deixe-os saber que você estava lá. Eles vão se divertir muito!
Combinando a principal estratégia de Storytelling Marketing com a mentalidade correta, você pode realizar seus sonhos mais loucos!